segunda-feira, 20 de março de 2023

20 de Março: Dia Nacional do Contador de Histórias

Parabéns a você, Contador de Histórias! 

"Quem conta um conto, acrescenta um ponto... " será? Pode ser... e porque não?

Se o objetivo de contar, de narrar, é encantar, é surpreender, é preencher a alma do ouvinte, com histórias, lendas, contos, poesias, até acrescentar um ponto é válido! 

Contar uma história pode trazer alegria, regozijo, humor e até um certo nervosismo, suspense, tensão.
Toda narrativa tem seu nível de tensão e está tudo bem. 

O contador de histórias é a pessoa capaz de transmitir seu conhecimento de forma oral. Isto é, sua ferramenta de trabalho, é a transmissão oral. Entreter o público, seja este grande ou pequeno, através de locução, da fala, ao ponto de cativar, ser capaz de prender a atenção do público e este ouvir atentamente.

Esta prática vem da antiguidade, quando a escrita ainda não era utilizada e a oralidade era o meio de passar de um para o outro, o conhecimento e a cultura. Não apenas contos e poesias, mas todo o conhecimento básico e científico era transmitido apenas oralmente.

A antiguidade greco-romana tem na figura do 'bardo' o primeiro narrador que se conhece. Eram os bardos que passavam histórias, lendas, canções, poemas e tudo o mais através da forma oral.

Conta-se, que na Era Medieval, nos cantos sombrios dos castelos e nos povoados existentes em áreas rurais, os bardos costumavam reunir grupos e ali contar suas histórias. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário